Você sabia que falhas no processo de esterilização em consultórios médicos e odontológicos podem colocar em risco a saúde de pacientes e profissionais? Garantir a eficácia desse processo é mais do que um protocolo: é uma responsabilidade vital, exigida pela legislação sanitária.
A melhor forma de monitorar o processo de esterilização é utilizar os Indicadores Biológicos e Químicos da Clean-up Brazil. Neste artigo, explicamos o porquê.
A importância do processo de esterilização
O processo de esterilização é fundamental para garantir a biossegurança. Essa prática protege tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, evitando a transmissão de infecções e doenças. Além disso, o cumprimento rigoroso dessas medidas assegura a confiança no atendimento prestado.
Esterilizar instrumentos envolve técnicas específicas para eliminar todos os microrganismos, incluindo vírus, bactérias e fungos. A eficácia do procedimento depende do uso correto de equipamentos, como autoclaves, além da adoção de protocolos estritos de limpeza.
Uma das formas de monitorar esse processo é utilizar Indicadores Biológicos e Químicos. Esses testes, quando aplicados adequadamente, indicam se houve o crescimento de microorganismos, após um ciclo completo.
O que ocorre se um ciclo falhar?
As falhas no processo de esterilização podem ter múltiplas causas. Entre os motivos possíveis estão:
- Temperatura e Pressão não adequada;
- Tempo de exposição insuficiente;
- Qualidade do vapor esterilizante;
- Presença de ar ou gazes não condensáveis;
- Excesso de instrumentais na máquina;
- Vazamentos;
- Falta de manutenção preventiva
Não há como saber se um ciclo falhou sem realizar o monitoramento frequente. Quando isso acontece, o profissional pode utilizar um instrumental que ainda carrega microrganismos, bactérias e outros elementos microscópicos, utilizando-o em outro paciente.
Dessa forma, o profissional coloca o paciente em risco de contrair alguma doença. Além disso, também põe na berlinda sua reputação profissional e a do seu consultório.
Monitoramento constante
Para garantir a segurança de profissionais e pacientes, a Vigilância Sanitária recomenda o monitoramento frequente do processo de esterilização.
Ambientes hospitalares por exemplo, seguem as orientações descritas na RDC 15 de 2012, realizando testes biológicos diariamente, bem como testes químicos em cada esterilização.
Aos setores que não se enquadram na RDC 15 de 2012, o especialistas da Clean-up Brazil recomendam a utilização do Indicador Biológico (Vapor) 24 horas semanalmente, além de indicadores químicos em cada esterilização. Caso o consultório tenha um uso muito intenso e e elevado grau de risco, a Vigilância Sanitária pode recomendar monitoramentos mais frequente, além da utilização de indicadores químicos do tipo Integradores.
Indicadores biológicos e indicadores químicos do tipo integradores conseguem monitorar e avaliar todos os parâmetros necessários para uma correta esterilização: Temperatura/Pressão, tempo de exposição e qualidade do agente esterilizante (vapor).
Leia também:
O Que É Um Indicador Biológico?
Como Fazer A Leitura De Um Indicador Biológico?